Seu navegador não suporta Javascript.
contraste menor maior
 
  • SERVIÇOS
    • Carta de Serviços
    • Acesse o SICCAU
    • Solicite seu Registro
      • Pessoa Física
      • Acompanhe a Solicitação
    • Carteira de Identidade Profissional
    • RRT
      • Entenda o RRT
      • Relação de Atividades de RRT
      • Novos Tutoriais do SICCAU
    • Certidões
    • Tabela de Honorários
    • Ache um Arquiteto
    • Avalie Nosso Atendimento
  • INSTITUCIONAL
    • Apresentação
    • Conheça a Gestão
      • Gestão 2021-2023
      • Gestão 2018 – 2020
      • Gestão 2015 – 2017
      • Gestão Fundadora (2012 – 2014)
    • Calendário 2021
      • Reuniões 2021
      • Agenda das Comissões
    • Eleições
      • Eleições CAU 2020
      • Eleições CAU 2017
  • LEGISLAÇÃO
    • Leis Federais
    • Atos do CAU/BR
      • Regimento Geral
      • Resoluções
      • Deliberações Plenárias
      • Portarias Normativas
      • Atos Declaratórios
    • Atos do CAU/BA
      • Regimento Interno
      • Deliberações Plenárias
      • Portarias
      • Portarias Normativas
      • Plenário – Convocação – Atas
    • Biblioteca de Legislação Municipal
  • FISCALIZAÇÃO
    • Sobre Fiscalização
    • Dúvidas Frequentes
    • Fiscalização Remota Cooperativa
      • Cadastre sua Denúncia
  • TRANSPARÊNCIA
    • Compreendendo a Transparência
    • Perguntas e Respostas
    • Ética
      • Sanções
    • Licitações
    • Dispensa de Licitação
    • Chamadas Públicas
    • Planejamento e Orçamento
    • Contratos
    • Pagamentos
    • Convênios e Parcerias
    • Diárias e Passagens
    • Recursos Humanos
      • Organograma
      • Quadro de Pessoal
      • Cargos e Salários
      • Folhas de Pagamento
      • Concurso Público
  • COMUNICAÇÃO
    • Notícias
    • Eventos
    • Biblioteca Virtual
    • Galeria de Fotos
    • Vídeos
    • Atendimento à Imprensa
    • Entrevistas
  • FALE CONOSCO
    • Fale com o CAU/BA
    • Dúvidas Frequentes
    • Ouvidoria do CAU
Home » Notícias, Notícias CAU/BA, Notícias CAU/BA off» Relatório de vistoria no HGE aponta inconformidades

Relatório de vistoria no HGE aponta inconformidades

vistoria de acessibilidade no HGEO Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA, concluiu o relatório da vistoria de acessibilidade realizada no Hospital Geral do Estado – HGE. O documento, que será encaminhado a direção da instituição e a Secretaria de Saúde, aponta as inconformidades encontradas segundo Decreto Lei nº 5.296/2004 e elenca uma série de recomendações propondo a devida adequação dos espaços, em cumprimento à legislação vigente. O alerta é sobre a necessidade de tornar o acesso e circulação dos usuários, com segurança e autonomia, total ou assistida, nesta edificação de uso público e coletivo, e seus mobiliários e equipamentos.

Após a análise in loco do entorno do hospital e as sua estrutura e dependências utilizadas pelo público em geral, o Conselho concluiu que o HGE, atualmente, apresenta sérios problemas de acessibilidade, considerando a inobservância ás exigências quanto ao que estabelece as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Entre outras recomendações, o CAU/BA faz as seguintes observações: Para o acesso de pessoas deficientes físicas ou com mobilidade reduzida, o entorno ao hospital deverá atender adequadamente a locomoção, considerando quem chega a pé, de ônibus ou de veículo próprio e o percurso até as recepções administrativa, de emergência e entrada de visitantes; as calçadas, estacionamentos, rampas e degraus deverão estar adequados para a locomoção de cadeirantes, gestantes, idosos, cegos, pessoas com baixa visão, pessoas que utilizam muletas, entre outros que necessitem de apoio e segurança; As larguras das portas, passagens, inclinação de rampas, alturas de balcões e corrimãos deverão ser adequadas para a devida acessibilidade dos usuários; Os sanitários, salas de espera, elevadores, escadas e telefones públicos deverão ser adaptados para que sua utilização seja estendida a todas as pessoas, independente da sua condição física.

O relatório lembra ainda que a adequação dos espaços deverá obedecer aos parâmetros antropométricos, estabelecidos em norma, que são medidas de referência para a disposição de espaços, mobiliários e equipamentos, tais como Módulo de referência (MR), Pessoa em cadeira de rodas (PCR), Pessoa com mobilidade reduzida (PMR), Pessoa obesa (PO), Área de manobra com e sem deslocamento (para cadeira de rodas), Área de aproximação e de transferência para bacia sanitária (para cadeirantes), Área de resgate, Alcance manual frontal, lateral, superfícies de trabalho, entre outros.

O documento sugere também a implantação de sinalização em Braille para as pessoas com deficiência visual, principalmente no que se referem à comunicação, informando localização de escadas, elevadores, sanitários, salas de espera; Adequar altura dos balcões para que possam ser utilizado, em especial, pelos deficientes auditivos e visuais, com informações sonoras ou em Braille e, principalmente, profissionais capacitados para atender a esse público e estudar a disposição do mobiliário, de forma a não comprometer o conforto e segurança dos usuários.

Elementos vistoriados – Foram levantadas as condições de acessibilidade para o acesso geral ao hospital, desde o ponto de ônibus na Av. Vasco da Gama, e as dependências do hospital onda há a circulação de usuários acompanhantes ou visitantes dos pacientes. Nessas dependências, foram vistoriados os mobiliários, rampas, sinalização, sanitários, salas das recepções, estacionamentos, tipo e condição dos pisos, desníveis, existência de piso tátil, existência de rotas acessíveis, balcões, telefones públicos, calçadas, posição dos postes, meio-fio, escadarias, elevadores, e demais locais de acesso ao público.

A vistoria foi feita em dois grupos de trabalho. O primeiro avaliou o entorno do hospital, começando pelo ponto de ônibus da Av. Vasco da Gama, via de acesso para percurso dos usuários, estacionamentos e o acesso ao atendimento de urgência e emergência; o segundo grupo, avaliou a recepção Administrativa, a recepção de visitantes e a recepção de urgência e emergência e suas dependências.

« FAUFBA divulga seleção para Residência técnica em Arquitetura
IAB divulga programação da X Bienal de Arquitetura de São Paulo »

SERVIÇOS ONLINE

Acesse aqui o Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU, com os serviços que podem ser solicitados online pelos profissionais e empresas de arquitetura e urbanismo. Acesse aqui

ATENDIMENTO

Nosso Endereço:

Rua Território do Guaporé, 218, Pituba, Salvador-BA
CEP: 41.830-520

Contatos:
Telefones: (71) 3032-2080 / 2081
Whatsapp: (71) 9 8123-7763
E-mail: atendimento@cauba.gov.br

ATENDIMENTO

Horário de funcionamento remoto:
Segunda a sexta-feira, de 08h30 às 12h, de 13h30 às 18h30

Horário de atendimento presencial:
Segunda, quarta e sexta-feira, de 13h às 19h

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Suas dúvidas podem ser esclarecidas, rapidamente, através das Perguntas Frequentes. Acesse aqui

CAU/BA powered by WordPress and The Clear Line Theme

Nós usamos cookies em nosso site para poder oferecer uma melhor experiência, lembrando suas preferências a partir de suas visitas. Clicando em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies. Aceitar
  • Redes Sociais
  • Imprensa
  • Mapa do Site
  • Topo